quarta-feira, 4 de agosto de 2010

German Lorca: Olhar Imaginário

Olá, amigos anotadores!

Essa semana tem tanta exposição boa por aí! Hoje vou falar da mostra fotográfica que começou no dia 20 de julho: Olhar Imaginário de German Lorca, que traz fotos feitas entre 1949 e 2009 - por um dos mais importantes fotógrafos do Brasil.
A mostra tem curadoria de Éder Chiodetto, que optou por selecionar imagens radicalmente experimentalistas que mostram a ruptura do fotógrafo com o realismo e as fortes influências em seu trabalho de movimentos como o surrealismo e o concretismo.
Com imagens que remetem as cenas e atmosferas que parecem de um clássico de cinema, a exposição traça um percurso dos 60 anos de carreira de Lorca.

German Lorca foi figura importante na implantação da fotografia de pensamento e estática, em meados dos anos 40 e 50, atuando no Foto Cine Clube Bandeirante, onde passou a fotografar paisagens da cidade de São Paulo. Aos 88 anos e em atividade, Lorca se tornou um dos ícones da fotografia experimental brasileira, atribuindo novos conceitos, como a ficção e a livre imaginação, em suas fotografias.
Ao longo do caminho profissional imprimiu marcas em sua arte, como o guarda-chuva – presente em vários trabalhos. Desde as primeiras fotografias até hoje, Lorca sempre retratou a cidade de São Paulo e, nessa expressão pessoal, registrou a transformação da capital paulista nas últimas seis décadas.

Aqui, uma das fotos que encontrei:

Praça da Republica, 1949


Fotografia me fascina, super vou dar uma passada na Caixa Cultural para apreciar as fotos! ;)
Ah, e tem um fator que é muito interessante para o nosso bolso... A entrada franca!

Então... Anotem aí:

Local: Caixa Cultural - Avenida Almirante Barroso, 25 - Centro RJ (próximo à estação do metrô Carioca).
Contato: +55 21 2544-4080/2544-7666
Preço: Grátis.
Data: Até 29 de agosto de 2010.
Horário: Terça a sábado, 10h às 22h; domingo, 10h às 21h.

Besitos e follow: @lara_ruiva.
=*

2 comentários:

Unknown disse...

Eu gosto pra caramba de fotos mas nao to podendo ir ver!! Mas a notícia é interessante!!

Lara Espinoza disse...

Eu vou prestigiar, com certeza.
É aqui o Centro, pertinho de casa! ;D