quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Poder das Redes Sociais

Trending Topics, curtir, seguir, unfolow, cutucar, assinar, join.... Se você acha que essas expressões não tem nada a ver com política está muito enganado. Elas estão causando a verdadeira revolução fora do mundo virtual.
As redes sociais como Facebook, Twitter, Blogs, entre outras, estão ajudando a população a se conscientizar politicamente. Quando pessoas comuns começam a produzir conteúdos para seus semelhantes, os problemas sociais ficam mais visíveis. Sendo assim, o governo tem dificuldade na hora de convencer a população que está fazendo o melhor pelo país, estado, município, etc...

Nos últimos dias, os países dos Emirados Árabes vêm sendo sacudidos por ondas de protesto contra seus governantes. O primeiro país a se rebelar foi à Tunísia que na semana passada conseguiu depor o presidente-ditador Ben Ali após 5 dias de manifestação. O Egito, desde o dia 25 de Janeiro, está em crescente ascensão para ser o próximo a derrubar um ditador, Hosnir Mubarak, e para isso conta com a ajuda da web pra marcar os locais onde aconteceram os protestos e trocar informações com outros manifestantes sobre atuações da polícia e a repercussão no exterior. O governo local chegou a bloquear a internet e celulares no intuito de boicotar as manifestações, mas não deu muito certo, pois grandes empresas dos EUA, como a Google, Yahoo!, e outras, disponibilizaram um número no qual os egípcios poderiam discar sem pagar e gravar suas mensagens. Nessa central o sinal é digitalizado e exposto para o mundo através da internet.

Já não é de hoje que as autoridades se preocupam com a força que a internet tem. Que o diga o governo chinês que usa um filtro, chamado de Escudo Dourado, para impedir que os chineses ou qualquer um que esteja em seu território acesse certos conteúdos, que o Estado julga como ‘impróprio’. O Facebook, a rede social que mais cresce no mundo é uma das ferramentas utilizadas pelos jovens para se comunicar, o Twitter um microblog no qual o usuário tem 140 caracteres para emitir suas opniões. Podem servir para combinar uma festa ou uma manifestação política. 

Nos últimos dias, o Egito vem sendo sacudido por uma onda de protestos contra a ditadura imposta a mais de 30 anos pelo presidente Hosni Mubarak. O governo local chegou a bloquear a internet e os celulares no intuito de boicotar as manifestações, mas não deu muito certo, duas grandes empresas dos EUA disponibilizaram um numero no qual os egípcios poderiam discar sem pagar e gravar suas mensagens, nessa central o sinal é digitalizado e exposto para o mundo através de um link.

E o Egito não é o único a fazer revoluções, há menos de um mês o povo da Tunísia saiu às ruas e só foi para casa quando o presidente, Ben Ali, renunciou. É o efeito dominó causado pelas novas mídias. Uma pesquisa realizada aponta que até 2012 não haverá nenhuma ditadura no mundo, pois mais de um quarto da população mundial terá acesso a internet, nem mesmo a China resistirá, é a chamada revolução da internet, que todos nós sabíamos que iria ocorrer mais cedo ou mais tarde.

Será que está perto do grande dragão chinês perder suas forças? Se as coisas no mundo continuarem caminhando desse jeito não sei não...


Por Ingrid Procópio

Um comentário:

Rodrigo Freitas disse...

Através da Internet as pessoas se expressam melhor e mais rápido.
Isso incomoda demasiadamente as "esferas de poder"

Liberdade!