quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Arte viva, e bem viva

Olá, anotadores.

Arte não é pra qualquer um, e a artista plástica Alexa Meade é pra deixar a todos de queixo caído com sua arte. Você não vê criatividade como a dela, dando sopa nas esquinas... e não é só isso, além de artista, também possui grande interesse em ciência políticas - área através da qual aprendeu que nem sempre podemos acreditar naquilo que vemos, daí a ideia do tipo de trabalho que ela faz.


Alexa Meade tem um pouco mais que minha idade, 23 anos. Licenciada em Ciência Política e já estagiou no Capitólio por várias vezes, em 2008 fez parte da equipe de imprensa da campanha de ninguém menos do que o atual presidente americano Barack Obama.


Há cerca de um ano, quando terminou de estudar, é que se decidiu pela sua paixão artistica, trazendo da política a ideia de que as experiências não são verdades absolutas e, por isso, nunca são interpretadas da mesma forma: ver não significa necessariamente acreditar.


Com base nessas ideias, a norte-americana criou uma técnica de pintura um tanto quanto peculiar, responsável por misturar ficção e realidade. O resultado foi nada menos do que excelente!


Ao invés de realizar pinturas em telas planas, decidiu cobrir modelos vivos com uma grossa camada de tinta acrílica, emprestando aos corpos um visual expressionista.
Alexa descreve o seu trabalho, revelando como nos proporciona uma mudança na forma como vivemos as relações espaciais e, por consequência, emocionais: "Os modelos que utilizo são transformados em personificações da interpertação do artista da sua essência. Quando vemos uma fotografia ou vemos a instalação pronta, as pessoas que estão por trás do trabalho desaparecem, eclipsadas pelas suas próprias máscaras".


Além de criar um efeito tridimensional à sua obra, a artista cria verdadeiras telas vivas, cujos personagens parecem ter saltado de quadros.
Ninguém diz a primeira vista que essas pinturas são feitas dessa forma, aí está o tchan da arte!
Mas se olhar com mais atenção, especialmente para os olhos: é praticamente a única coisa no ser humano que não pode ser camuflada.


Impressionante, right?
Então... anotem aí:




Besitos, @lara_pimshoc.
;*

Nenhum comentário: